Histórico

HISTÓRICO - Em 23 de outubro de 1952 a Sociedade Educacional de Caçapava do Sul inaugura a Escola Nossa Senhora da Assunção, oferecendo o Curso de Ginásio. Em 1965 é criado o Curso Científico e passam a ser ministradas aulas no turno da Noite. Após várias reorganizações em seus estatutos, hoje nossa Escola oferece cursos de Ensino Fundamental e Médio em cursos regulares e de Educação de Jovens e Adultos, sendo denominada Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Assunção.

Mensagem

"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!" Paulo Freire

Tarefas Olimpíadas do Conhecimento - ConCiência

TAREFA 08 - ENSINO MÉDIO


Divulgação: 01/06/2011

”Na minha vida, os estudos são fundamentais como crescimento integral. No social, para respeitar o meu próximo, a natureza e os seres vivos, tendo atitudes de preservação ambiental, para o equilíbrio e a sobrevivência do planeta Terra”. “Estudar é uma coisa muito importante, pois é na escola que
decidimos a pessoa que queremos ser no futuro e é importante para adquirirmos mais conhecimento para o futuro e com certeza se tornar uma pessoa melhor”. No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente. A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas. A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade. Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema. A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros. A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria especial do meio ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza. Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais. A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água. É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação. E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.

Tarefa:
Cada equipe deverá realizar no dia 5 de junho uma atitude benéfica ao meio ambiente. Esta atitude deverá ser registrada e comprovada. O comprovante da realização da tarefa deverá ser entregue na supervisão da escola no
dia 7 de junho turno da manhã.


TAREFA 06 - ENSINO FUNDAMENTAL

CRIAR UM PAINEL ENFATIZANDO O USO INDEVIDO DE DROGAS E SUA PREVENÇÃO. CRIE TAMBÉM UM SLOGAM PARA SUA CAMPANHA.

ENTREGA: 01/06/11

TAREFA 07 - ENSINO FUNDAMENTAL

RECOLHIENTO DE ALIMENTOS NÃO-PERECÍVEIS E MATERIAL DE HIGIENE E LIMPEZA, COM DESTINO À ASCAI E BANCO DA AMIZADE.

ENTREGA: 03/06/11

OBS.: A CULMINÂNCIA DE ATIVIDADES E APRESENTAÇÃO DAS TAREFAS ARTÍSTICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL SERÁ NO DIA 03/06/11, SEXTA-FEIRA DE ONDE SAIRÁ AS MELHORES EQUIPES PARA APRESENTAÇÃO FINAL NO DIA 15/06/11.

TAREFA 06 - ENSINO MÉDIO

        Baseado na  leitura do artigo  TERRA E SAÚDE  da revista planeta, edição 434,
segundo o link: 


           1- Relacionar os elementos químicos que  são importantes  para a constituição        de      nosso  corpo e manutenção de nossa saúde  que também fazem  parte da  constituição de nosso planeta.
    2- Enumere  os riscos causados a nossa saúde com o desequilíbrio do planeta .

       3- Elaborar uma paródia,  citando os elementos químicos  encontrados no texto  relacionados com  nosso corpo e o planeta.
     


 

TAREFA 05 - ENSINO MÉDIO

                   Criar e encenar uma peça teatral do texto proposto, enfatizando a problemática das drogas nos dias de hoje.
                   Para sua apresentação poderão ser usados recursos variados, tais como, luz, som, efeitos especiais, figurino, maquiagem, etc.

Apresentação: 27/05 – 13h 30 min
Tempo Máximo: 30 minutos
Critérios de Avaliação: Criatividade - Originalidade - Organização - Desenvoltura e Disciplina.

Texto:
                A questão do consumo do crack está virando uma epidemia, tomando conta das ruas das cidades e levando centenas de jovens aos hospitais. No Rio Grande do Sul o percentual das internações pulou de 10 para 72% em apenas três anos, chegando ao número de 30.000 dependentes no estado. É um problema de saúde pública.
                Esta droga que escraviza, está corroendo famílias em todas as classes sociais e transformando-se em um mecanismo perverso do crime organizado. A falta de políticas voltadas para a prevenção combate e tratamento está desestruturando também nosso sistema de saúde que não está preparado para atender a demanda.
                O mais triste é saber que a maioria dos consumidores é de adolescentes, jovens que estão entregando sua vida em troca de minutos de ilusão, de euforia. É uma droga com uma capacidade de destruição gigantesca, porque interfere no cérebro e muda a capacidade de discernimento e sentimento efetivo. A pessoa transforma o que é amor em ódio e é capaz de matar a mãe sem dó nem piedade, porque não tem mais nenhum sentimento de referência dessa ordem.
                A onda de violência em razão do seu consumo e dependência assombra autoridades policiais, profissionais da área e familiares viciados. O crescente número de homicídios está associado ao tráfico de drogas nas periferias e não há dependente de crack sem relatos de brutalidade e morte de conhecidos. De acordo com o Departamento Estadual de Crianças e Adolescentes (DECA), 55% das ocorrências registradas, somente este ano, são de crianças que estavam sob o efeito de drogas.
Fonte: SOS DROGAS
Comissão de Constituição e Justiça
Assembléia Legislativa - RS



5ª TAREFA - ENSINO FUNDAMENTAL


CONFECCIONAR UMA MAQUETE TENDO COM TEMA OS PONTOS TURÍSTICOS DE CAÇAPAVA DO SUL. OS TRABALHOS DEVERÃO SER ENTREGUES NO DIA 3 DE JUNHO PARA A COMISSÃO ORGANIZADORA OU DIREÇÃO.


DATA DE ENTREGA: 03/06/11 

A 4ª TAREFA DA OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SERÁ UMA "GINCANA DE JOGOS" ENTRE OS GRUPOS QUE ACONTECERÁ NESTA TARDE DE SEXTA-FEIRA NA EENSA. OS JOGOS TERÃO PONTUAÇÕES E VENCERÁ O GRUPO COM MAIOR NÚMERO DE PONTOS E CONCLUSÃO DAS TAREFAS PRÁTICAS. 


PARTICIPE!!! 


TAREFA 04 - ENSINO MÉDIO
Divulgação da Tarefa: 03/05/2011


A FOME NO MUNDO

A fome é caracterizada pela falta de alimento, ela está presente em vários territórios atingindo um número muito grande de pessoas.
Dados afirmam existem mais de 100 milhões de pessoas que não tem onde morar, acarretando também o problema da fome, eles vivem na pobreza, sem água potável e famílias com crianças desnutridas, 12,6 milhões de crianças com menos de 5 anos, morrem por causa da fome.

Os principais causas da fome são:
- seca; 
- clima; 
- pobreza; 
- distribuição ineficaz de alimentos; 
- crescimento desproporcional da população,  em questão da capacidade de sustentação. 

As principais consequências da fome são: 
- a perda de peso; 
- problemas de desenvolvimento no caso das crianças; 
- crescimento da taxa de mortalidade.

Os efeitos mais comuns causados pela fome, principalmente nos países do Terceiro Mundo, são a desnutrição calórica-protéica (provocada pela falta de calorias e proteínas), as doenças causadas pela deficiência de vitamina A, a anemia (provocada pela deficiência de ferro), o raquitismo (gerado pela deficiência de vitamina D), o bócio e os distúrbios causados pela carência de vitaminas do grupo B.
Todas essas formas de desnutrição, quando não fazem suas vítimas diretamente, facilitam o aparecimento de outras doenças, que acabam levando o desnutrido à morte. Por exemplo, os óbitos de crianças pobres nos países do Terceiro Mundo não apontam a fome ou a subnutrição como causa dessas mortes. Figuram como causas a pneumonia, a desidratação, a tuberculose, o sarampo etc. No entanto, essas e outras são conseqüência de um organismo debilitado ou sem resistência, em decorrência da desnutrição ou fome.

Pergunta-se:
a) O que aconteceria à humanidade, segundo a lei de Malthus?

b) Nesse momento, milhares de pessoas estão passando fome no Brasil e no mundo. Sabendo disso, recolha alimentos não-perecíveis que obedeça a equação: Y = 2n + 9, sendo n = 4.   

OBS: As doações têm como finalidade arrecadar mantimentos para serem doados às instituições que atentem pessoas em situação de vulnerabilidade social e de baixa renda.

Os alimentos devem ser entregues devidamente acondicionadas na supervisão da Escola no dia 12/05.


TAREFA 03 - ENSINO MÉDIO

Divulgação da Tarefa: 27/04/2011

          Entregar uma foto que expresse a importância das causas ambientais para a equipe.
         Deverá entregar também um texto descritivo (5 a 10 linhas) sobre a foto escolhida.

Entregar em envelope fechado, constando:
  • Nome da equipe;
  • Nome e nº da tarefa;
  • Nome do coordenador e orientador;
  • Uma foto revelada;
  • CD com cópia da fotografia.
Entrega: 04/05
Local: Supervisão Escolar
Manhã: 10h
Noite: 21h.


TAREFA 02 - ENSINO MÉDIO

19 de Abril – Dia do Índio

        I - Uma das maiores preocupações das comunidades indígenas é o amor e o cuidado com a Terra onde cresceram. Primeiros habitantes do Brasil, hoje representam uma pequena parcela da população do país, que busca recuperar seus espaços e conquistar o respeito da sociedade.
        O estado do Rio Grande do Sul, com seu passado de muitas lutas na busca de demarcação das fronteiras, enaltece Sepé Tiarajú - Índio Guarani morto na Batalha de Caiboaté - durante a invasão das forças inimigas às aldeias dos Sete Povos.
Sepé Tiaraju por Danúbio Gonçalves

         Inspirados pela frase “Esta terra tem dono!”  atribuída a Sepé Tiaraju cada equipe deverá:
1- Criar um slogan  que chame atenção para a responsabilidade de cada um para com a terra em que vive:

2- Confeccionar um painel ilustrando hábitos, usos e costumes dos índios ( vestimenta, enfeites, armas, tipos de alimentos...)

Entrega das atividades 1 e 2 dia 29/04.

3- Dramatizar uma cena que represente um episódio sobre a vida indígena narrado em um livro de autores brasileiros, tais como José de Alencar, Gonçalves Dias, Alcy Cheuiche, entre outros.
4- Buscar informações, junto ao Escritório da EMATER, sobre os Índios Guaranis residentes em nosso município. Apresentar fotografias da aldeia que mostre a vida da comunidade explicando seu cotidiano.

As atividades 3 e 4 devem ser apresentadas no Seminário do Meio Ambiente em Junho.

Valor da Atividade I: 10 pontos
         II - Na semana em que comemoramos o dia do índio queremos recordar um fato que envergonhou o Brasil em1997: o assassinato do índio Galdino Pataxó por cinco jovens que, enquanto esse homem dormia em uma parada de ônibus jogaram álcool e atearam fogo em seu corpo.
         Esse crime horrível ocorreu na parada de ônibus 703-Sul e a polícia só chegou até aos criminosos porque uma testemunha informou a placa do carro que eles estavam.
         Após julgamento foram condenados a 14 anos de prisão por homicídio doloso, triplamente qualificado. Em sua defesa alegaram ter agido por brincadeira e se encontram em liberdade condicional desde 2005. Em 2014, estarão livres.

1- Entrevistar psicólogos ou psiquiatras sobre as possíveis razões e consequências para tal atitude:

2- Elaborar uma história em quadrinhos, em folhas de ofício, abordando as possíveis consequências dos atos praticados pelos jovens, discutindo as questões éticas e os valores envolvidos.

Nas tarefas I-3 e II-2 serão considerados os seguintes aspectos:
Criatividade - Originalidade - Organização - Desenvoltura e Disciplina.

Entrega: 29/04
Valor da Atividade II: 10 pontos
Local de Entrega: Supervisão Escolar
Manhã : 10h
Noite:21h.

TAREFA 02 - ENSINO FUNDAMENTAL

"Este é um mundo de diferentes e é importante compreender e respeitar as pessoas, os grupos e os povos que são diferentes de nós. No Brasil temos povos Kaingang, Ticuna, Mayoruna, Kaiowá, Xokleng...que tem direito de serem eles mesmos. Cada povo vai construindo seu modo de ser, e o Estado tem que assegurar para os indígenas o seu espaço."
RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR:
1. Como está a realidade indígena brasileira?
2. Há quantos indígenas no Brasil?
3. Que paralelo podemos traçar entre a cultura indígena e a branca?
4. Por parte dos indígenas também há situações de desconfiança e medo acerca das relações com a sociedade?
5. A educação indígena é diferente? Em nosso município existe escola adaptada para os índios?
6. Como vivem os povos indígenas em nosso município?

ENTREGA: 27/04/11 ( NA DIREÇÃO)

 TAREFA 01 - ENSINO MÉDIO

Divulgação da Tarefa: 13/04/2011

                   No início do século XX o cientista francês Henri Becquerel investigava a fosforescência que algumas substâncias possuem quando Marie e Pierre Curie também se interessam pelo fenômeno. O casal Curie resolve então estudar tal fenômeno e descobrem que essa emanação revela uma nova propriedade da natureza e com ela uma nova forma de energia – a radioatividade.
                   Com relação ao tema acima exposto, responda:
1 - Qual a origem do termo radioatividade?
2 - Quais os prêmios Nobel relacionados ao descobrimento desse fenômeno e a quem foram concedidos?
3 - Quais os avanços tecnológicos que hoje vivenciamos que se originaram dessa descoberta?
4 - Que aplicações em nosso cotidiano tornam melhor a qualidade de vida e dos serviços prestados?
5- Que problemas podem ocorrer pelo contato com material radioativo? 


TAREFA 01 - ENSINO FUNDAMENTAL

" Nosso coração que bate é parte da natureza. O sangue que circula pelo nosso corpo é parte da natureza. Mas o capitalismo converteu a natureza em algo que deve gerar lucro."
Que prejuízos ao ambiente e aos seres vivos a incidência da radioatividade ocorrido no Japão pode acarretar?


Faça um painel com as últimas reportagens a respeito do assunto da questão anterior:

Entrega da Tarefa em envelope fechado no qual deve constar:
Nome da Equipe;
Nome e Número da Tarefa;
Nome do Coordenador e orientador da Equipe;
Data e hora da Entrega: 20/04
Manhã: 10h
Tarde - 15h                                         
Noite- 21h 
                                           
Local: Setor de Supervisão Escolar